Desde sempre que tive um gosto especial por criar e “fazer acontecer” à minha volta e, no meu íntimo, sabia que mais cedo ou mais tarde haveria de fazer acontecer um projeto próprio, com a ambição de deixar uma marca no setor onde me inserisse.
Foi o que aconteceu com a constituição da VISUAL THINKING, que criei em sociedade com o Miguel Caldas, contacto de longa data e que inicia agora a sua fase de arranque e expansão, mas que até à data já alcançou alguns objetivos marcantes, principalmente pela forma como nos apresentamos à comunidade.
O meu percurso académico (licenciada em economia pela Universidade do Minho) deu-me um conjunto de ferramentas que me permitiram, com alguma facilidade, encontrar saídas para os desafios que me foram colocados ao longo da minha vida profissional de mais de 20 anos, mas também me demonstrou, na altura da ingressão do mercado de trabalho, o quão desfasada eu estava do mundo real das organizações e das empresas em particular.
Após a conclusão da licenciatura atrevi-me a fazer mais duas disciplinas no curso de gestão para me tornar Contabilista Certificada, papel esse que ainda hoje desempenho em algumas empresas e que me fizeram perceber a dureza de exercer a função, face à volatilidade legislativa do nosso querido Portugal. No entanto, também me permitiu amadurecer a agilidade de raciocínio e análise mental, por força da diversidade de temas que uma Contabilista tem que dominar para ser exímia na resposta aos empresários e aos organismos públicos.
Entretanto, especializei-me em Balanced Scorecard pelo Balanced Scorecard Institute, na perspetiva de adotar algumas das metodologias de gestão estratégica nas organizações que acompanho. Exerci e ainda exerço a função de CFO em algumas empresas e CEO na VISUAL THINKING.
Reconheço que as pessoas com quem me cruzei ao longo dos últimos 20 anos me apoiaram em todos os projetos de vida encetados (profissionais e pessoais) e acredito que se trata apenas do reflexo da forma como sempre cuidei de todas as relações humanas criadas: com Amor!
O mote que deixo neste breve testemunho a todos os futuros jovens empreendedores(as) é: se tratarmos com Amor tudo o que nos propomos fazer na vida (pessoal e também profissional), o Universo tratará de responder com a mesma vibração e conseguiremos fazer acontecer.
Estela Bastos, CEO da Visual Thinking