A ferramenta
O Business Model Canvas ou “Cavas de modelo de negócios” é uma ferramenta de gestão estratégica.
Foi desenvolvida por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur em meados dos anos 2000 (tem cerca 20 anos). Alexander acreditava que apenas palavras não eram suficientes para descrever um modelo de negócio. Então inventou uma forma para o descrever de forma visual em apenas uma página.
Por ser de fácil visualização, o canvas ajuda a alinhar o modelo mental de todos os intervenientes no processo de criação. É ótimo para trabalhar em equipa! Os diferentes conhecimentos de cada elemento da equipa tornam o canvas mais completo.
É uma ferramenta dinâmica que permite ajustes de forma fácil. Por norma, trabalha-se com um mapa impresso num tamanho grande (A1) e utilizam-se post its de diferentes cores.
Contém 9 blocos que evidenciam as principais partes de um projeto/ideia de negocio. A parte direita do canvas é a parte visível para o nosso cliente. Já a parte da esquerda do canvas, descreve o que é necessário para que as propostas de valor definidas sejam criadas e entregues aos segmentos dos clientes (representa todo o trabalho invisível para o cliente).
Clique no link para download da versão em PDF da ferramenta Business Model canvas.
O livro
O livro Business Model Generation ensina como entender, projetar e diferenciar o seu modelo de negócios.
É um manual prático e inspirador para quem procura melhorar um modelo de negócio – ou conceber um novo. Este livro ensina técnicas inovadoras, eficazes e poderosas praticadas por algumas das empresas mais prestigiadas da actualidade. Com ele aprenderá de forma sistemática a compreender, conceber e implementar novos modelos de negócio – ou a analisar ou renovar os antigos. Da autoria de 470 profissionais especialistas em modelos de negócio, este livro foi financiado e produzido sem o apoio da indústria editorial tradicional. Tem um design integrado e inovador que permite encontrar facilmente a informação relevante. Criar Modelos de Negócio destina-se a todos os que estão preparados para abandonar formas de pensamento ultrapassadas e abraçar novos modelos de criação de valor: empresários, executivos, consultores – e líderes de todas as organizações.
Descarregue o preview do livro, para informação mais detalhada.