O evento de empreendedorismo, inovação e tecnologia mais aguardado do ano, abre hoje em pleno com os três pavilhões a receber as startups e empresas expositoras. São mais de 1.500 startups, algumas numa fase inicial enquanto outras já estão mais avançadas na procura de investimento para fazer crescer os seus projetos.
Fica a conhecer as 10 startups que estão a gerar mais entusiasmo para o evento deste ano:
1. GuestReady
A GuestReady é uma startup sediada em Londres com foco na gestão de imóveis para hospedagens de curto e médio prazo. O seu slogan é: “Nós eliminamos o incômodo de hospedar”.
Lançada em 2016, a GuestReady oferece um serviço que cobre tudo, desde fotografia profissional que faz com que o seu imóvel tenha a melhor aparência até especialistas em preços que garantem que faz bons negócios.
A GuestReady também oferece um serviço de concierge. Alguém estará lá para entregar as chaves, e ajudar os hóspedes com o check-in, e check-out.
2. Finoa
Fundada em 2018 em Espanha e agora com sede em Berlim, esta startup é fruto da imaginação de uma equipa de ex-consultores de estratégia, veteranos de tecnologia bancária, empresários de fintech e especialistas em ativos digitais. O que começou como uma startup de duas pessoas é agora um negócio que emprega mais de 40 pessoas.
A Finoa oferece uma carteira para os seus ativos criptográficos, juntamente com uma plataforma amigável que fornece cobertura de portfólio para clientes institucionais e corporativos. A API Finoa permite que os utilizadores integrem a carteira digital com as suas próprias aplicações.
3. Contents.com
A Contents.com é uma plataforma de IA para criação de conteúdo com uma abordagem híbrida: os clientes obtêm conteúdo desenvolvido tanto por IA como por redatores humanos.
Com sede na Itália e escritórios nos Estados Unidos e na Espanha, a Contents.com oferece serviços de tradução (também numa mistura de aprendizagem de máquina com humanos). Possuem ainda ferramentas que complementam a criação de conteúdo, incluindo seu recurso Heatmap, que rastreia todas as interações no site de um cliente e realiza análises em tempo real.
A Business Score é uma plataforma para empresas que procuram financiamento para fazer a transição para o comércio online. Esta inicialização ajuda a empresa a configurar um perfil central, obter uma pontuação de negócios e usar isso para solicitar financiamento com vários investidores.
Com apenas alguns cliques, o Business Score promete mostrar quais as opções de financiamento para que a empresa se qualifica. As vantagens de adesão incluem acesso a produtos e serviços de parceiros confiáveis, incluindo Seedrs e Grantify.
5. Mirai Foods
A missão desta startup é fornecer carne verdadeira que seja sustentável e livre de crueldade. A Mirai está a trabalhar no desenvolvimento de carne vermelha cultivada em laboratório que usa células animais de uma pequena amostra do tecido muscular de uma vaca para criar bifes de baixo custo. Nenhuma vaca é prejudicada no processo!
Diferente das tentativas anteriores de carne cultivada em laboratório, Mirai está concentrada em obter o equilíbrio certo de gordura e músculo para um sabor e textura autênticos. As células-tronco são isoladas e transferidas para um bioprocessador, onde se multiplicam (muito!) Antes de serem colhidas.
Em março de 2021, a startup de carnes cultivadas anunciou que tinha conseguido levantar uma ronda de 2,2 milhões de dólares alcançando posteriormente uma segunda ronda de investimento elevando o financiamento total até ao momento para 4,5 milhões de dólares.
6. EcoTree
Esta startup dinamarquesa, propõe-se a ajudar-te no processo de cultivo das tuas próprias árvores, ganhando dinheiro no processo.
EcoTree tem um modelo florestal sustentável único que permite aos clientes comprar instantaneamente árvores em todo o mundo, rastrear o seu crescimento e acompanhar o seu valor monetário e, quando a árvore estiver pronta para ser cortada para produzir madeira sustentável, o lucro volta para o cliente.
Para além de comprar árvores individuais, é possível fazer uma “assinatura florestal” a partir de €19 por mês – com um valor de crescimento estimado de €540 – capturando 7,2 toneladas de CO2 no processo. E o EcoTree garante que três novas árvores sejam plantadas de todas as vezes que uma for cortada nas suas florestas sustentáveis.
7. 44.01
Outra startup popular ligada à sustentabilidade é a 44.01. Este é um projeto da paixão de ambientalistas que estão determinados a fazer a diferença.
O objetivo final é remover um gigatonelada de CO2 da atmosfera da Terra até 2030. Essa meta será alcançada capturando as emissões de carbono produzidas por viajantes e viagens aéreas de carga, mineralizando o CO2 resultante dessas viagens e, transformando-o em rocha.
Esta startup voltada para o meio ambiente revela que só tem parceria com empresas que usam o Direct Air Capture ou outros processos semelhantes para remover carbono. Também afirma que os parceiros devem “demonstrar legítimo interesse em descarbonizar os seus processos, ou seja, que estão comprometidos em reduzir as emissões e armazenar o CO2 que está ligado às emissões inevitáveis”.
8. Payaut
Esta fintech, sediada em Amesterdão, está a crescer cada vez mais, tendo recentemente garantido uma licença de provedor de serviços de pagamento (PSP) do banco central holandês que lhes permite fornecer serviços de pagamento. Permitindo-lhes poder fazer negócios em qualquer ponto da Europa.
Fundada em 2019, a Payaut é uma solução de pagamento automatizada para mercados online que fornece compatibilidade com PSD2 e ainda permite que os clientes usem vários PSPs.
Esta startup é apoiada por fundos de capital de risco europeus proeminentes, incluindo o LocalGlobe, que já investiu em ações e aplicações de investimento.
9. Greenomy
Esta startup sediada na Bélgica, promete ajudar as empresas a fazerem a transição para o carbono neutro, de acordo com o Acordo Verde da Comissão Europeia.
Com os seus serviços, a serem já usados pela Deloitte e Accenture, entre outras, as ferramentas da Greenomy promtem auxiliar nos aspectos regulatórios, técnicos e de gestão de projetos de sustentabilidade e metas de compliance.
Recentemente, a Greenomy foi premiada com o European Discovery Fintech Startup 2021 no European Finance Summit em Luxemburgo, e foi escolhida como o laureada internacional do Fintech for Tomorrow Challenge 2020 pela Paris Europlace.
10. DEIP Creator Economy Protocol
A DEIP acredita que, no futuro, o modelo econômico global será muito diferente do que temos agora. No centro do futuro modelo econômico estarão os criadores.
O princípio fundamental do design deste modelo econômico será maximizar o valor total produzido por todos os criadores, assim a nova economia funcionará em cima de uma infraestrutura Web 3.0 totalmente descentralizada e estará acessível em qualquer ponto do mundo. Os criadores registrarão seus ativos nessa infraestrutura sob forma de ativos intangíveis tokenizados (NFTs).
O DEIP descreve sua plataforma como “infraestrutura para trabalhar com ativos intangíveis, como ideias, tecnologias, invenções e arte”.
Um caso de uso interessante é a incubadora de ciência cidadã ACTION. Este portal é uma plataforma para projetos de ciência e é construído através dos aplicativos da DEIP. O portal “agrega projetos de ciência construidos por cidadãos para avaliar a sua qualidade e desempenho por meio de um processo de revisão por pares personalizado”.
Estas são algumas das startups mais inspiradoras de um universo de mais de 1500!