De acordo com o comunicado de imprensa da Informa D&B, foram criadas cerca de 25 mil empresas até 31 de julho em território nacional.
Em certos setores como agricultura e outros recursos naturais e diversos subsetores das atividades imobiliárias, retalho e transportes já foram ultrapassados os valores de 2019 na criação de novas empresas.
No total, desde o início do ano e até 31 de julho, nasceram em Portugal um total de 24 312 novas empresas, um crescimento de 13,1% face ao mesmo período do ano passado.
Este valor está ainda 23% abaixo do que foi registado em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Mas depois de um ano muito afetado pela pandemia de Covid-19, o empreendedorismo mostra capacidade de adaptação, com subsetores a revelar mais dinamismo, alguns deles a ultrapassar mesmo os valores de 2019, ao mesmo tempo que noutras áreas a recuperação está ainda muito distante, designadamente as atividades relacionadas com o turismo.
Relativamente a insolvências e encerramentos, de acordo com o barómetro, entre 1 de janeiro e 31 de julho, fecharam 6 799 empresas, menos 5,0% que no período homólogo.