O EIT Health anunciou esta semana o lançamento do programa Bridgehead, apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC), naquela que é a primeira etapa do acordo de colaboração para um piloto recentemente celebrado entre ambas.
Este novo programa tem como finalidade apoiar as start-ups europeias da saúde e a colaboração entre estas duas entidades “vai permitir testar sinergias, trocar ideias, apoiar os melhores inovadores e empreendedores e chegar às comunidades locais de inovação”, destaca o EIT Health.
Jean-David Malo, diretor do European Innovation Council, congratulou-se com o facto da colaboração piloto entre o EIT e o EIC estar agora a alargar-se através de três novos projetos financiados pelo Horizonte 2020, entre os quais está o EIT-EIC CollabPilot coordenado pelo EIT Health. O projeto EIT-EIC CollabPilot tem a duração de um ano e o objetivo de melhorar a inovação e as tecnologias de ponta na saúde da Europa. Foi financiado através do Horizonte 2020 com um milhão de euros e é coordenado pelo EIT Health.
Refira-se que o projeto de colaboração entre o EIT Health e o EIC também permite que as start-ups se movam facilmente entre os programas selecionados e, assim, encontrem o melhor suporte dependendo das suas necessidades e oportunidades. A colaboração envolve alguns dos programas mais emblemáticos do EIT Health, entre os quais o Bridgehead, o Gold Track e o Bootcamps.
O programa oferece suporte a start-ups com histórico comprovado em um ou mais mercados. Receberão financiamento e orientação de membros da rede europeia de aceleradores, incubadoras ou clusters de primeira linha do EIT Health, que os aconselharão sobre a viabilidade dentro dos mercados pretendidos e a abrir as portas certas para estabelecer e expandir negócios transfronteiriços.