Se tens mais de 18 anos, estás incrit@ no IEFP e necessitas de apoio para criar, desenvolver e financiar o teu projeto empresarial, este programa é para ti!
O Empreende XXI oferece apoio financeiro ao investimento elegível para a criação de empresas, bem como mentoria e consultoria especializada em empreendedorismo para reforço de competências e estruturação e consolidação do projeto.
Além disso, os candidatos podem ter acesso a atividades complementares, como incubadoras, materiais didácticos, bootcamps e seminários.
Sendo a Associação Empresarial de Portugal (AEP) uma Entidade de Acompanhamento desta medida, terá de, entre outras competências, analisar a viabilidade económico-financeira dos projetos de investimento; prestar apoio de mentoria e consultoria, na fase de elaboração e execução dos projetos e acompanhar a execução dos projetos, em parceria com o IEFP, e a Startup Portugal.
Critérios de Elegibilidade:
- Encontrar-se inscrito no IEFP;
- Ter mais de 18 anos;
- Ter a situação contributiva regularizada perante a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social;
- Não se encontrar em situação de incumprimento no que respeita a apoios financeiros concedidos pelo IEFP;
- Ter a situação regularizada em matéria de restituições no âmbito dos fundos europeus estruturais e de investimento;
- Podem candidatar-se cidadãos nacionais de países da União Europeia, desde que cumpram os requisitos mencionados nos pontos anteriores e possuam certificado de registo de residência e documento de identificação válido (bilhete de identidade ou passaporte);
- Podem candidatar-se cidadãos não nacionais, desde que possuam título que permita a sua residência ou permanência em Portugal e que os habilitem a inscrever-se como candidatos a emprego.
Requisitos do projeto:
- Apresentar viabilidade económico-financeira, aferido através da elaboração de um Plano de financiamento do investimento e de mapas financeiros;
- Apresentar um pedido de financiamento ao IEFP não superior a 85% de um máximo de 200 mil euros (podendo o projeto, no entanto, superar este valor total).
- Não incluir, no investimento a realizar, a compra de capital social de empresa existente;
- Os projetos devem manter a atividade da empresa e assegurar a criação do respetivo posto de trabalho a tempo inteiro dos destinatários promotores objeto de apoio, salvo nos casos em que foi aprovado pelo IEFP posto de trabalho a tempo parcial, durante um período não inferior a dois anos, contados a partir da data da assinatura do termo de aceitação.
Candidaturas a partir de 3 de abril