Esta atividade tem como objetivo dotar os participantes de ferramentas que potenciem o empreendedorismo e a inovação orientados para um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável, indutor de um novo perfil de especialização e internacionalização e gerador de novas empresas.
Pretende ainda consciencializar os jovens/empreendedores para a necessidade de resposta aos desafios sociais e societais que enfrentamos, promovendo o debate e discussão em torno dos conceitos chave de desenvolvimento do projeto: Sociedade 5.0, Indústria 5.0 e Economia 5.0 que devem ser resolvidos pela via empresarial.
Visa proporcionar contacto direto entre os jovens/empreendedores e os empresários, também eles empreendedores, potenciando e desenvolvendo o networking entre participantes.
Nesta atividade estão previstas visitas a empresas, que estejam na vanguarda da resposta aos desafios sociais e societais, propiciando um contacto mais direto com o empresário/empreendedor/fundador, por forma a ser possível a partilha de experiências pessoais e profissionais possibilitando assim a transmissão de novos conhecimentos e aprendizagens.
Esta ação está orientada para alcançar como resultados:
– O desenvolvimento de competências intelectuais necessárias à formulação das questões certas e ao desenho de um percurso próprio em busca de respostas que façam desenvolver o plano e o modelo de negócios, inspirando-se em exemplos reais partilhados pelos empresários que os ajudem a aprender a empreender;
– A demonstração de tecnologias que aplicam conceitos-chave do empreendedorismo qualificado e criativo (como princípios de economia circular, da digitalização e da automação de processos, entre outros).
Tem interesse em conhecer de perto as empresas que estão na vanguarda da resposta aos desafios sociais e societais?
Visa proporcionar aos jovens/empreendedores um roteiro de visita aos Hubs do ecossistema empreendedor das regiões Norte e Centro, nomeadamente aceleradoras e incubadoras.
Para além de estimular o networking, esta atividade irá permitir conectar os vários intervenientes, promover o ecossistema empreendedor das regiões e dotar os participantes do conhecimento, das ferramentas e incentivos ao seu dispor.
Esta ação está orientada para alcançar como resultados:
– A conexão entre os vários intervenientes;
– A promoção do ecossistema empreendedor das regiões;
– O acesso a conhecimento, ferramentas e incentivos ao dispor dos empreendedores, estimulando o networking;
– O contacto próximo com a realidade empreendedora da região e a aprendizagem colaborativa.
Tem interesse em conhecer o ecossistema empreendedor da sua região?
Nesta ação serão abordadas temáticas que incidirão transversalmente nos conceitos chave de desenvolvimento do projeto: Sociedade 5.0, Indústria 5.0 e Economia 5.0, que permitirão despertar e consciencializar para a necessidade de resposta aos desafios sociais e societais que hoje enfrentamos.
Está prevista a realização de 7 webinars, com a duração de 1h, que abordarão as seguintes temáticas:
Meditech: Tecnologia ao serviço da sociedade: Saúde, Alterações demográficas e Bem-estar (Desafio societal 1);
Biotech: Investigação e economia em segurança alimentar, Agrosustentabilidade, Economia azul e Bioeconomia (Desafio societal 2);
Enertech: Inovação em energia segura, não poluente e eficiente (Desafio societal 3);
Mobitech: Transportes Inteligentes, Ecológicos e Integrados (Desafio societal 4);
Ambitech: Sustentabilidade, Economia Circular, Cradle to Cradle (C2C), Ação Climática, Ambiente, Eficiência de Recursos e Matérias-Primas (Desafio societal 5);
Citytech: Cidades Inteligentes para Sociedades Inclusivas – Europa num Mundo em Mudança Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Ponderadas (Desafio societal 6);
Safetech: Sociedades Seguras – Defender a Liberdade e a Segurança da Europa e dos seus Cidadãos (Desafio societal 7).
Quer conhecer os 7 desafios sociais e societais e saber mais sobre o conceito de Sociedade 5.0? Fique atento!
Esta atividade é distintiva por estar focada no apoio à conversão de ideias em negócios. Aqui, será feita uma seleção de propostas de Ideias de Negócio para, posteriormente, apoiar os seus promotores na elaboração dos respetivos Planos de Negócio.
Dependendo das afinações de que cada ideia/projeto possa precisar e, em função da natureza da empresa a constituir, o promotor poderá usufruir de consultoria para:
– Revisão avalizada ao Plano de Negócio, em qualquer uma das suas componentes;
– Análise ao Plano de Negócio para perceber a natureza jurídica da empresa a constituir que melhor se adequa;
– Apoio à Propriedade Industrial (Criação e Registo de Marca).
– Orientações relativas às oportunidades proporcionadas pelos desafios sociais e societais;
– Descodificação de apoios existentes relativamente a programas de incentivo e projetos de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo às empresas, com vista a robustecer e potenciar a viabilização dos projetos apresentados.
Tem interesse em saber mais acerca deste serviço de consultoria especializada?